terça-feira, 26 de abril de 2011

ÉTICA: POSSO E DEVO, MAS SERÁ QUE QUERO?


ÉTICA
  • É parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social; 1.1 Rubrica: filosofia. Em doutrinas racionalistas e metafísicas, estudo das finalidades últimas, ideais e, em alguns casos, transcendentes, que orientam a ação humana para o máximo de harmonia, universalidade, excelência ou perfectibilidade, o que implica a superação de paixões e desejos irrefletidos; 1.2 Rubrica: filosofia. no empirismo, materialismo ou positivismo, estudo dos fatores concretos (afetivos, sociais etc.) que determinam a conduta humana em geral, estando tal investigação voltada para a consecução de objetivos pragmáticos e utilitários, no interesse do indivíduo e da sociedade; 2 Derivação: por extensão de sentido. conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade, Ex.: ética Profissional, ética Psicanalítica, há ética na universidade.

Em outras palavras, que não nos dicionários, tomando-se por base o pensamento do filósofo e teólogo Dr. Mário Sergio Cortella define-se ética como um conjunto de princípios, normas, que demarcam preceitos dentro de uma coletividade. É, ativamente, o exercício do modo de como o homem percebe-se em seu existencialismo em sociedade. Cabe aqui refletir profundamente sobre alguns valores que são ora importantes, ora fundamentais dentro de uma sociedade. Respeito é importante, mas, acima de tudo, fundamental. Sem respeito, estabelece-se o caos, portanto, é um papel de valor fundamental. Liberdade é um direito e uma vontade, contudo, restrita. Semelhantemente ao respeito, quando ultrapassa limites, interfere em outros papeis e de outros indivíduos. Assim, devo, quero e posso são papéis com diferentes valores, circunstancialmente, por isto, a ética implica que, para ser manifesta, conhecida, é necessário que esses papéis sejam devidamente organizados e efetivamente aplicados, da forma mais correta, com lisura e, por todos os integrantes da sociedade. Um importante escritor do Século XVI, François Rabelais vaticinou: “Conheço muitos que não puderam, quando deviam, porque não quiseram, quando podiam”. O peso disto custa uma convivência sem caos, entre indivíduos diferentes dentro de um ambiente comum, na busca eminente de se mantê-lo dentro dos mesmos padrões naturais, o que é algo extremamente difícil, em todos os sentidos. Existem coisas que quero, mas não devo, entretanto, posso, mas não quero. Isto implica em valorar cada coisa para aplicar cada papel. Uma prática simples pode ser feita em casa, tanto por adultos como por crianças e adolescentes. Se tiver duas cartulinas, uma preta e outra branca, fica muito simples expressar. Preferencialmente, tome a cartulina branca e recorte-a no formato geométrico que desejar, tantos pedaços de recortes quanto em tamanho, que representem os pontos de prática de determinado papel em sociedade. O tamanho representa o valor do papel. Cole os recortes da cartulina branca na cartulina preta, que permanece inteira, preferencialmente com o estabelecimento de uma ordem de priorização. Assim, cada um deve fazer a sua e verá, que o limite dos pedaços brancos são os seus limites dentro de cada papel a ser desenvolvido. Ao ultrapassar o limite você estará transgredindo a ética, o respeito e possivelmente a moral. É notório que os papéis ora podem estar localizados próximos a outros papéis, e/ou, ora longe, mostrando que, ao ultrapassar um limite, dependendo do papel e de sua relação com outros papéis, pode influenciá-los ou não, sobrepô-los ou não. Depende de só de cada indivíduo. Pense nisso!



Referências
NÚCLEO ERUDIÇÃO INTELECTUAL - NEIntel
Dicionário Aulete de Língua Portuguesa
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
Dicionário Prático de Regência Nominal Luft
Enciclopédia e dicionário ilustrado Koogan/Houaiss
A Ética e a Produção do Conhecimento Hoje – Mario Sergio Cortella - http://www.apropucsp.org.br/revista/r27_r15.htm - acesso em 23/04/2011
003/2011

Autoria: REIS JUNIOR, Dermeval
Pesquisador em Ciências Médicas
Estudioso em Teologia

Produção intelectual independente
São Paulo, 24 de Abril de 2011.
drjfcrepm@yahoo.com / drj.fcr.epm@hotmail.com